Cupcakes

Cupcakes

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cores

Cor 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.  A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.  Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.  A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.  Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(verde, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. Observação: Cores primárias são cores indecomponíveis, sendo o vermelho, o verde e o azul. Desde as experiências de Le Blond, em 1730, essas cores vêm sendo consideradas primárias.

Significado das cores

É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.
Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações. Quando falamos de cor, imediatamente, a nossa mente associa a palavra às milhares existentes, isto porque a cor para além de ser um instrumento de comunicação, é também um de identificação e visualização, permitindo desta forma dar um significado e um sentido aos Objectos que sem ela não passariam de Coisas.
  A cor não é mais do que a luz com uma certa frequência. Quanto maior a frequência, maior a intensidade, ou seja, a luz transporta uma mensagem, que é a cor.

Embora só existam quatro cores primárias, a sua conjugação deu origem a milhares de tons que apenas variam de luminosidade, iludindo a nossa percepção. Assim, cada cor transmite emoções e valores, permitindo uma panóplia de significados que se adaptam às mensagens por nós transmitidas.


Preto é a ausência de cor traz rigidez e solenidade estando associado às ideias de morte, luto, terror, ignorância e solidão. Está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade. 

Branco alia as ideias de pureza, perfeição, frio, inocência, castidade, modéstia, timidez, calma e paz. Associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza. 

Cinzento significa tristeza, gravidade, austeridade, indigência (cinzento claro), desespero (cinzento escuro). Pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.  

Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.  

Vermelho é cor quente, dinâmica, actua com vivacidade. Por lembrar o tom do fogo abrasador, ou do sangue que vivifica, atribui-se-lhe um significado de amor (vermelho rosado), e, mais geralmente, agressividade, violência, poder. É a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. 
O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.  

Verde convida à calma e ao repouso convidando à plenitude e euforia quando carregado. É a cor da esperança, do futuro. Significa vigor, juventude, esperança e calma. 
Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril. 
Verde-claro significa contentamento e protecção.  

Amarelo dá uma impressão de calor, luz, plenitude, calma e repouso. Representa riqueza, prosperidade, alegria e pureza (amarelo dourado); prudência e engano (amarelo carregado); perfídia (amarelo limão). Transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão. 

Laranja tem um poder hipnótico. Representa glória, esplendor, vaidade, progresso. É uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade. 

Azul dá a impressão de suavidade, maravilhoso, inacessível, simboliza a segurança, lealdade, fidelidade, sonho. Simboliza a fé (azul claro) e a virtude (azul vivo). É a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
Azul-escuro é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura. 

Castanho associa um sentimento de materialidade, severidade, constrangimento, gravidade. É a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade. 

Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. 
Violeta dá a ideia de movimento para um ponto de repouso. Provoca um sentimento de insatisfação e oscilação. Cor séria, melancólica, rica (simboliza a pompa, a majestade e o aparato) mas também inspira receio. Significa espiritualidade e intuição.

Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

Salmão está associado à felicidade e à harmonia.

Prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário